Monografia

Treinos pelo mundo

mapa-capoeira-angola-

História do Grupo

Avalie este item
(0 votos)

 

O Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caracter social, cultural, beneficente assistencial, fundado por Jorge Egídio dos Santos - "Mestre Jogo de Dentro"- em 09 de Setembro de 1990, no Teatro Miguel Santana - Pelourinho - Salvador-Bahia.

Mestre Jogo de Dentro dedica as suas atividades por meio de execução direta de projetos, programas ou planos de ações e tem como finalidade unir pessoas interessadas nos estudos e prática da Capoeiragem, organizando atividades voltadas para o desenvolvimento cultural, buscando contribuir com a comunidade no que diz respeito a superação da exclusão social, integrando a valorização da Cultura Africana e negra para construção do Brasil, promovendo o reconhecimento da Capoeira Angola como Tradição Cultural.

Mestre Jogo de Dentro, ingressou na Capoeira Angola em 1982, no Forte Santo Antônio-Salvador\BA na academia do Mestre João Pequeno de Pastinha. Depois de um ano foi batizado pelo Mestre João Grande, de quem recebeu o apelido de Jogo de Dentro devido seu estilo de jogo. Em 1986, Mestre João Pequeno  deixou-o responsável em dar aulas e organizar as rodas na sua ausência. No dia 23 de Setembro de 1990 Mestre João Pequeno passou-lhe o título de Contra-Mestre, em reconhecimento ao seu trabalho iniciado em 1989 no Teatro Miguel Santana, qual foi convidado a dar aulas para os alunos do Mestre João Grande devido sua mudança para os Estados Unidos. Batizou o Grupo com o nome "HERANÇA DE PASTINHA", em seguida mudou para "FILHOS DE JOÃO GRANDE E JOÃO PEQUENO" , mudando o nome por definitivo para "SEMENTE DO JOGO DE ANGOLA". Em setembro de 1990 registra o Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola.

No dia 27 de fevereiro de 1994 Mestre João Pequeno entrega-lho o Diploma de Mestre de Capoeira Angola e diz estar orgulhoso em ver o trabalho desenvolvido por seu discípulo Jorge Egídio dos Santos sendo conhecido no mundo da Capoeiragem por Mestre Jogo de Dentro.

Em 1996 Mestre Jogo de Dentro mudou-se para Campinas- SP para expandir e divulgar o seu trabalho com Capoeira Angola, morou durante 12 anos e deixou alunos responsáveis dando continuidade ao trabalho do Grupo. Em 2007 retorna a Salvador e retoma as atividades do Grupo no Calafate com crianças e adolescentes.

Além de realizar oficinas em eventos de outros grupos, vive hoje entre o trabalho na Sede do grupo, na Ilha de Cacha-Prego/BA, e os núcleos da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, DF, Itália, Canadá e Israel.

 

Encontro Nacional, São Paulo/SP - 1997 

 

Roda da Paz, Salvador/BA - 2000 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semeando 2013/13, Salvador-CachaPrego-Sto.Amaro-Lençois/BA

 

 

 

 

 

 

Ler 1366 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.